O que você deve saber sobre um projeto de Clínicas e Consultórios.

Você sonha em ter o seu próprio consultório, mas não sabe por onde começar? Então vamos lá!

Para conseguir com que a sua empresa abra as portas, você deverá seguir criteriosamente as necessidades de cada área da saúde e uma série de normas específicas, caso contrário, não será autorizado o funcionamento do local.

Levando em conta que lugares relacionados à doenças e traumas não são encarados da melhor forma para muitas pessoas, o ambiente deve trazer uma boa experiência para o paciente, tranquilizando-o no seu tempo de espera.

Por que o projeto de arquitetura é essencial para essa área?

Antes de iniciar o projeto, deve ser feita uma extensa pesquisa de acordo com a sua área de atuação para entender todas as normas que farão farte do projeto. A de acessibilidade, por exemplo, é de fundamental importância para que a sua clínica inclua toda a população.

Quando definido o local do consultório, uma etapa extremamente importante é definir um layout estratégico, para que seja evitado conflito de fluxos entre pacientes e médicos, garantindo uma boa circulação e funcionalidade no dia a dia.

No momento de escolher os móveis da sua clínica, muitos questionamentos vêm à tona: “eu gosto do estilo clássico, então farei meu consultório com uma pegada mais antiga”, ou “não gosto de muitos detalhes na decoração, prefiro algo mais minimalista que não polua o local”. É de fundamental importância ter um equilíbrio de estilos. Sabemos que a madeira, na maioria das vezes, é um material que remete à aconchego, mas há quem não se sinta bem em um ambiente com muita madeira, e há quem ame. Para isso, o consultório deve sim ter o seu perfil, desde que bem dosado para não ficar algo extravagante que desagrade o seu paciente.

Além da parte estética e visual do projeto, a compatibilização de pontos e tubulações é um dos pontos mais importantes para que a execução seja bem precisa. Em áreas de saúde geralmente tem uma maior necessidade de cubas para higienização, e para isso precisamos prever todos os pontos hidráulicos necessários, além, é claro, da elétrica, pontos de iluminação adequados, ar condicionado e entre tantos outros que serão solucionados da melhor forma.

Agora você está por dentro de alguns dos pontos que deverão ser levados em conta para fazer um consultório funcionar? A contratação de um profissional qualificado torna o processo muito mais tranquilo e organizado, para que você não tenha problemas futuros.

Se você está pensando em reformar ou abrir o seu próprio negócio, entre em contato conosco para não sair no prejuízo e ter o projeto dos seus sonhos!